quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entendendo a importância da Coleta Seletiva


A Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de certos tipos de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Tal exercício deve ser desenvolvimento a partir do momento em que um material como papel, vidro, metal ou plástico já teve sua utilização e ao invés de simplesmente os descartarmos no lixo, separamos, lavamos e os levamos para um posto de reciclagem.
É através da Coleta Seletiva que conscientizamos uma comunidade sobre o problema do desperdício dos recursos naturais e da poluição que causamos ao meio ambiente.
Reciclagem significa o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto independente do produto que era inicialmente.

São várias as vantagens da reciclagem• Economia da matéria prima, da água no processo de fabricação e da energia que também é usada na produção.
• É menos poluente e alivia consequentemente os aterros sanitários, poupando espaços que ao invés de tornarem-se aterros poderão ser utilizados para outros fins como parques ou escolas.
• Pode ser um gerador de renda, onde os catadores de materiais recicláveis vendem o produto por quilo, incrementando o orçamento familiar.
• Diminui a poluição do solo e do ar, assim como os gastos com a limpeza urbana.

Reciclável x Reciclado:
Um produto Reciclável significa um material que pode ser transformado em um novo material e o Reciclado é o material que já foi transformado. Um material reciclado pode passar pelo processo de reciclagem várias vezes.
É interessante saber que não são todos os materiais sólidos que são recicláveis. Segue alguns exemplos de materiais não recicláveis:
• Clipes, grampos, esponja de aço, tachinhas, pregos, cabos de panelas, tomadas, embalagem de salgadinho.

Exemplos de materiais recicláveis:
• CDs, disquetes, embalagem de margarina, embalagens pet , plásticos em geral, latas em geral, embalagem metálica de congelados ( kentinha)

Curiosidades:• Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério.
• 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro.
• 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.


Abaixo estão as cores mais utilizadas para a COLETA SELETIVA:

E logo abaixo todas as cores da COLETA SELETIVA:


E então? O que você esta esperando? Coleta seletiva começa em casa !!
São atitudes como essas que podem salvar nosso planeta !!

Projeto Praia Limpa Gente Feliz agradece !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário