O dia de ontem foi marcado por uma ação proveniente do Instituto Alpargatas que acredita demais na causa e sabe que seus funcionários podem multiplicar ações como esta. Nada melhor que capacitá-los com um curso de Reutilização de Garrafa Pet. Estava trabalhando na ação e fiquei bastante animada com toda a programação e iniciativa vinda de uma grande empresa como a Alpargatas. É isso aí !!!
Que maravilha que as empresas que sabem e querem fazer o diferencial já estão aderindo as causas ambientais !!
Consegui fazer poucas fotos, porém, quero muito compartilhar com vocês:
Momentos da Oficina
Produzindo, Aprendendo....
..." Agora que sabemos, passar pra outras pessoas e multiplicar ações como esta é bem fácil..."
Caixinha Multi Uso
Móbile feito ! Só faltou a foto com todos os trabalhos juntos.
Olha eu aí, aprendendo a lição !!
Espero que tenham gostado !! Isso foi só um pouquinho do que aconteceu ontem.
Seja um Voluntário você também !!
Estava com muitas, muitas saudades do nosso cantinho. Um grande e super abraço para todos vocês.
Fácil de fazer, super simples, belíssimo e funcional. O Puff feito de garrafas pet é sem dúvida um fenômeno de lindo e criativo pra quem quer inovar e dar vida a qualquer ambiente. Faz tempo que estou "matutando" e arquitetando muitas ideias com o uso dos mesmos, afinal gente, para se fazer um puff desse utilizamos 32 garrafas (no mínimo!!). Já imaginou o quanto não estamos poupando para o meio ambiente??
Espero que gostem deste post que preparei com muito, muito carinho !! Ahhh, separei um vídeo também que explica muito bem passo a passo.
Olha que Puff fofo:
Material Necessário:
Tesoura
32 Garrafas pet
2 Rolos de fita adesiva larga
1 Folha de papelão grosso
1/2 metro de espuma c/ 5cm de espessura
1 metro de tecido ( de sua preferência )
O vídeo explica bem direitinho o passo a passo. Dá só uma olhada:
Só não esqueça de comprar uma espuma boa e pedir pra qualquer costureira fazer o molde pra vesti-lo.
Ajude a Guajiru a construir sua sede. Pessoal, são nove anos de atividades, muitas realizações e muitos parceiros que permitiram a concretização desse sonho.
A ONG Guajirú está recebendo doação de material de construção, estantes para livros, móveis de escritório e de mão de obra... Quem puder ajudar, desde já, muito obrigada.
No sitewww.guajiru.com.br tem a conta para doações em dinheiro, e as demais doações podem ser deixadas conosco na sede provisória no Bar do Surfista.
Gente isso e muito importante para aqueles que fazem a Guajiru, a partir dessa sede, a ONG poderá ter recursos de financiamento e fazer mais e melhor o trabalho. Como por exemplo ter registro no CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente) e assim ter recursos públicos e ajudar as crianças mais necessitadas a encontrarem uma forma mais digna de sobreviverem.
O Hotel Verdegreen, parceiro do nosso projeto, estará distribuindo o dia inteiro sementes de árvores no hotel !! Procure em sua cidade, alguém ou alguma empresa que se preocupa também com o Meio Ambiente, seguramente estarão contribuindo com atitudes desta grandeza.
E o CLEAN UP DAY 2011 (Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios) , realizado neste sábado, dia 17, foi marcado por uma ação grandiosíssima realizada entre nós do Praia limpa, gente feliz! e o Projeto tartarugas urbanas. A data foi comemorada juntamente com amigos da comunidade, visitantes presentes, voluntários, pessoas que souberam do nosso encontro e vieram até nós. Nossa, realmente foi surpreendente e totalmente motivador sabermos que sempre mais e mais pessoas se faz presente em movimentos ambientalistas. Quero muito compartilhar com todos vocês o que aconteceu, então vamos lá:
Parte da turma presente: Projeto praia limpa, gente feliz ! e Tartarugas Urbanas !!
União de forças !! È assim que tem de ser.
O nosso encontro, como sempre, foi no Bar do Surfista. Se você está nos visitando pela primeira vez, saiba que este local, localizado na praia de Intermares - PB, acolhe ao nosso Projeto sempre de braços abertos
Trabalho feito pelo proprietário do Bar do Surfista Valdi: veja aqui
As crianças e adolescentes da Ong Guajirú sempre presentes:
Recarregando as energias
Chega o momento tão esperado: e lá vamos nós !!!!
Partimos para a nossa caminhada:
Logo, pouco a pouco, o lixo começou a a aparecer:
Coletando coletando coletando...Ufa !!
A solução encontrada para carregar o lixo que os meninos encontraram:
Praia + Vegetação = Lixo
Uma lástima, porém sabemos que estamos no caminho, pois a mudança mais significativa está em você mesmo, sim, a mudança vem das nossas atitudes individuais. Pode estar certo disto. Vamos disseminar esta informação, pois temos plena convicção que a trilha rumo ao sucesso é esta. Enfim, depende de você.
Momento único:
Corrente do bem. Hora de agradecer por tudo que fizemos e tudo que ainda está por vir . Quem maravilhaaaa !!! Sensação cumprida!! Estamos fazendo nossa parte e sabendo que o grupo de ajuda cada vez mais cresce. Parceiros do saber, unindo forças e proporcionando momentos tão gloriosos. O dia INTERNACIONAL DE LIMPEZA DE PRAIAS E RIOS foi historicamente marcado por mais uma linda ação entre o PROJETO PRAIA LIMPA GENTE FELIZ e o Projeto Tartarugas Urbanas !!
Dá só uma olhada na quantidade de residuos que encontramos:
Agradecimentos especias: Rita Mascarenhas
Crianças da Ong Guajirú
Ana e Zé
Thais Mori
E todos todos que estavam presentes !!
Grande abraço a todos e muita, mas muita energia positiva sempre.
Olá pessoal !!! Amanhã, dia 17 de setembro, milhares de pessoas, em milhares de praias no mundo inteiro estarão participando do maior mutirão de limpeza das praias e rios. Comunidades inteiras, estudantes, crianças, voluntários, ongs estarão unidos limpando as praias neste dia !! Amanhã estaremos celebrando o DIA INTERNACIONAL DE LIMPEZA DE PRAIAS E RIOS com grande alegria!!!
Organize seu grupo!! Venha com seus amigos, traga a família !! Estaremos, juntamente com a ONG Guajirù e o Projeto Tartarugas Urbanas esperando por você. O nosso encontro será no Bar do Surfista, na praia de Intermares - PB, as 10:30 da manhã !!
O nosso objetivo é alertar a comunidade e a o todos presentes que juntos, jogando o lixo onde realmente tem de ser jogado, poderemos salvar o planeta. Que felicidade sabermos que os movimentos ambientalistas estão crescendo e se popularizando a cada momento. Considerado como o maior evento ambiental do mundo, O Dia Mundial de Limpeza é de fato uma rede de eventos, sem fins lucrativos, visando conscientizar a população sobre a importância de conservar os ecossistemas agredidos pelo ser humano em todo o planeta. Vem contando com uma participação crescente, envolvendo cerca de 130 países, centenas de milhares de voluntários e coleta de milhares de toneladas de lixo.
No Brasil esta iniciativa vem sendo desenvolvida desde 1993.
Queremos conscientizar nossa população para os problemas gerados pelo lixo abandonado em locais impróprios. Queremos, sim, praias limpas e despoluídas para nossos filhos e gerações futuras. Este é um
trabalho voluntário dos amantes da natureza, dos ambientalistas e dos que querem uma melhor qualidade de vida.
Gente, olha que coisa mais fofa essa cortina feita de fundo de garrafa pet :
A criação é da eco design Michelle Brand, gestora sustentável feroz de resíduos sólidos.
Andei dando uma garimpada em alguns sites e confesso que amei o trabalho da Michelle, pois transformar uma parte da garrafa pet em algo tão sofisticado quanto essas cortinas não é pra qualquer um. As criações com os chamados "lixo" estão ficando cada vez mais gostosos de ver. Esse é o caminho, a direção é essa mesmo, por isso designrs, administradores, profissionais em geral tem mesmo é que unir forças e desmistificar a ideia de que artesanato ou a Arte com Lixo agrega menos valor. Fico feliz porque o pensamento está mudando....Obaaaa !! Assim que gosto de ver! E você pensa o mesmo??
Michelle Brand
Linda Luminária
"Seja a mudança que você deseja ver no mundo. "
(Mahatma Gandhi)
Muita energia positiva a todos os leitores deste Blog =D
Não existe sensação melhor do que ver as pessoas proativas agindo em prol de toda a população. A ação surgiu do proprietário do Bar do Surfista Valdi. O Bar está localizado na praia de Intermares - PB, onde o local já respira desde muitos anos atrás, projetos ligados ao Meio Ambiente e Socias. Só pra você lembrar: Clica aqui. o local acolhe o Projeto Praia Limpa Gente feliz com muito carinho. Além de que ser o grande parceiro do Projeto tartarugas Urbanas existente desde 2002.
Sem dúvida uma atitude encantadora que merece parabéns e incentivos contínuos.
Dá só uma olhada:
Latões estão sendo pintados e espalhados por toda a comunidade do Bairro de Intermares.
Os meninos que fazem parte da Ong Guajirú sempre presentes !! =D
Esse é o Valdi !!! Parabéns amigo !! Continue assim ! Ações como estas são de tirar o chapéu !!
No processo de pintura....
Colorindo a comunidade !!
Dessa maneira é muito mais fácil e agradável a implementação da Coleta Seletiva, não é mesmo???!!!
E você??
Gostou??
Parabéns especial a Valdi "Tartaruga" e a todas as pessoas envolvidas nesta ação. O bairro de Intermares-PB está bem mais limpo e renovado. Atitudes como esta são inspirantes e dignas de serem copiadas !!!
O post de hoje é dedicado aAnnie Leonard, a Guru Ambientalista que construiu um filme super didático entitulado: A História das Coisas! Nossa pessoal! Esse filme já foi visto por mais de 7 milhões de pessoas, em 200 países.
O projeto é resultado de mais de 10 anos de pesquisa sobre sistemas de produção de bens de consumo feita pela ativista ambiental . Ela viajou por cerca de 40 países para entender a nossa lógica de consumo, que vai desde a extração de matérias-primas até o descarte.
Parabéns por este grandioso trabalho ! Pois explicar de maneira clara como funciona o nosso "sistema" não é pra qualquer um, não é verdade??!!
Gente, hoje resolvi falar de um assunto sério. Creio que assim como eu, vocês com certeza devem ter achado um absurdo. A matéria que passou domingo no fantástico sobre a irregularidade da coleta do lixo hospitalar em algumas partes do Brasil; Nos mostra mais uma vez o desvio do dinheiro público e o verdadeiro descaso com um fato que é imprescindível. Lixo hospitalar misturado com lixo comum no lixão, processo errado desde sua origem até o seu destino final, uma verdadeira bagunça !!
Realmente uma tremenda vergonha para nós cidadãos Brasileiros:
Caso não tenha assistido, dá só uma olhada:
Atenção, pois, os resíduos de um Hospital podem ser divididos em 4 categorias:
Grupo I – Resíduos equiparados a urbanos - não apresentam exigências especiais no seu tratamento (ESSES PODEM SER RECICLADOS SE FOR IMPLANTADO NA INSTITUIÇÃO UM PLANO DE COLETA SELETIVA):
a) Resíduos provenientes de serviços gerais (como de gabinetes, salas de reunião, salas de convívio, instalações sanitárias, vestiários, etc.); b) Resíduos provenientes de serviços de apoio (como oficinas, jardins, armazéns e outros); c) Embalagens e invólucros comuns (como papel, cartão, mangas mistas e outros de idêntica natureza); d) Resíduos provenientes da hotelaria resultantes de confecção e restos de alimentos servidos a doentes não incluídos no grupo III.
Grupo II – Resíduos hospitalares não perigosos - não estão sujeitos a tratamentos específicos, podendo ser equiparados a urbanos:
a) Material ortopédico: talas, gessos e ligaduras gessadas não contaminados e sem vestígios de sangue; b) Fraldas e resguardos descartáveis não contaminados e sem vestígios de sangue; c) Material de protecção individual utilizado nos serviços gerais de apoio, com excepção do utilizado na recolha de resíduos; d) Embalagens vazias de medicamentos ou de produtos de uso clínico ou comum, com excepção dos incluídos no grupo III e no grupo IV; e) Frascos de soros não contaminados, com excepção dos do grupo IV.
Grupo III - Resíduos hospitalares de risco biológico - resíduos contaminados ou suspeitos de contaminação, susceptíveis de incineração ou de outro pré-tratamento eficaz, permitindo posterior eliminação como resíduo urbano:
a) Todos os resíduos provenientes de quartos ou enfermarias de doentes infecciosos ou suspeitos, de unidades de hemodiálise, de blocos operatórios, de salas de tratamento, de salas de autópsia e de anatomia patológica, de patologia clínica e de laboratórios de investigação, com excepção dos do grupo IV; b) Todo o material utilizado em diálise; c) Peças anatómicas não identificáveis; d) Resíduos que resultam da administração de sangue e derivados; e) Sistemas utilizados na administração de soros e medicamentos, com excepção dos do grupo IV; f) Sacos colectores de fluidos orgânicos e respectivos sistemas; g) Material ortopédico: talas, gessos e ligaduras gessadas contaminados ou com vestígios de sangue; material de prótese retirado a doentes; h) Fraldas e resguardos descartáveis contaminados ou com vestígios de sangue; i) Material de protecção individual utilizado em cuidados de saúde e serviços de apoio geral em que haja contacto com produtos contaminados (como luvas, máscaras, aventais e outros).
Grupo IV – Resíduos hospitalares específicos - resíduos de vários tipos de incineração obrigatória:
a) Peças anatómicas identificáveis, fetos e placentas, até publicação de legislação específica; b) Cadáveres de animais de experiência laboratorial; c) Materiais cortantes e perfurantes: agulhas, catéteres e todo o material invasivo; d) Produtos químicos e fármacos rejeitados, quando não sujeitos a legislação específica; e) Citostáticos e todo o material utilizado na sua manipulação e administração.
Atualmente, os Resídos Hospitalares produzidos são na sua maioria submetidos a um tratamento por incineração. A desinfecção, química ou térmica, aparece como uma alternativa de tratamento à incineração. As tecnologias de desinfecção mais conhecidas são o tratamento químico, a autoclavagem e o microondas. Estas tecnologias alternativas de tratamento de RH permitem um encaminhamento dos resíduos tratados para o circuito normal de resíduos sólidos urbanos (RSU) sem qualquer perigo para a saúde pública, podendo representar custos inferiores para as instituições sem unidades de incineração própria. A principal desvantagem desta tecnologia consiste no facto de apenas se desinfectarem os resíduos, o que torna a sua aplicação ineficiente relativamente a produtos químicos e radioativos.
Espero que tenha esclarecido um pouco a explicação acima. Ficamos na torcida por ações e atitudes mais ativas do governo sobre todo este descaso, porém, devemos pensar também que quanto mais informação tivermos sobre o assunto, mais aptos estaremos prontos pra entrar em uma "briga" pacifica em prol de nossos direitos e sobretudo os direitos do nosso meio ambiente.
Grande abraço para todos(a)!
Alegria de ter você como leitor e amigo(a) do blog.
"...Ser sustentável não é só economizar energia elétrica ou separar o lixo. É ter ideias criativas para reutilizar materiais que iriam para o lixo e transformá-los em obras de arte..."
Este foi o pensamento dos donos da Danone Waters, no Japão.
Jardins e pneus...
Horta vertical com pets ! perfeito!
Feitas com lata de leite, achocolatado...Muito lindas !!
Luminosidade na empresa. Muito legal !
Lixeiras feitas com pneu !!
Inspirem-se !! Em cada um de nós existe um grande artista. Use-o a favor também do meio ambiente. Quem sabe você não dá aquela incrementada no que está faltando no seu jardim,